15
out
11

“O Menino e os Sortilégios”

Fantasia lírica de Maurice Ravel sobre poema de Colette

A Obra

O início da criação de “O Menino e os Sortilégios” aconteceu lentamente, durante a Primeira Guerra Mundial. A escritora Gabrielle Colette, que havia sido dançarina e mímica, procurou o diretor da Ópera de Paris, Jacques Rouché, e propôs a ele o que, inicialmente, deveria ser um “balé para minha filha”. Ravel, que havia recusado o convite para compor a música, acabou não resistindo à sedução daquela história fantástica: um menino, que luta contra uma invencível preguiça diante de seus deveres e que só tem vontade de fazer o que é proibido, enfrenta a revolta de bichos e objetos animados, que se unem contra sua maldade. Ao final, ele se redime de suas ações, no que pode ser interpretado como uma metáfora da passagem da infância para o amadurecimento.

Ravel tinha verdadeira adoração por pequenos autômatos e miniaturas, que se espalhavam por sua casa de Monfort-L’Amaury. Conta-se que um de seus maiores prazeres era fazer esses bibelôs animados funcionarem para algum visitante interessado. Pois, alguns deles acabaram se tornando personagens de “O Menino e os Sortilégios “ como, por exemplo, um pequeno rouxinol cantor. A estreia aconteceu em 1925, em Monte Carlo, sob a regência do maestro Victor de Sabata e coreografia do grande mestre George Balanchine. A obra toda é impregnada de uma requintada atmosfera de lirismo e humor. Nunca antes o canto esteve tão associado à dança, que por sua vez nasce da própria ação teatral. O público foi seduzido desde a primeira noite por essa espantosa fantasia lírica, confirmando a opinião do crítico e compositor Roland Manuel: “Uma obra-prima não deve necessariamente ser escrita em 6 atos e para uma grande orquestra que toca forte o tempo todo”.

A Orquestra Experimental de Repertório estreia, em 12 de outubro, Dia da Criança, a primeira encenação na história do Theatro Municipal de São Paulo da Fantasia Lírica O Menino e os Sortilégios (L’Enfant et les Sortilèges), de Maurice Ravel, sobre poema de Colette. Realizada anteriormente apenas em forma de concerto, o espetáculo se insere nas comemorações do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo.

Da produção, além da OER (Maestro Jamil Maluf, regente e diretor musical do espetáculo) participam os Corais Paulistano (Tiago Pinheiro, regente) e Infanto-Juvenil da Escola de Música de São Paulo (Alcione Ribeiro, regente), bem como os bailarinos do Balé Jovem de São Paulo, da Escola de Dança de São Paulo, e os atores da Cia. Imago nesse espetáculo cantado em português com uma hora de duração.

Para a Direção Cênica foi convidada Lívia Sabag, diretora da elogiada montagem da ópera “Amelia al Ballo”, de Menotti, para a OER; e para os cenários, figurinos e efeitos de teatro negro da Cia. Imago, Fernando Anhê, um dos grandes responsáveis pelo sucesso da produção da ópera “João e Maria”, de Humperdinck, também para a OER. A criação da coreografia é de Luiz Fernando Bongiovanni, profissional com reconhecida experiência internacional.

Com seus vinte e um papéis distribuídos por oito solistas, dois corais, atores, bailarinos, largo efetivo orquestral, além da grande quantidade de efeitos especiais, inerentes ao próprio libreto, a produção de O Menino e os Sortilégios representa um grande desafio musical e cênico. O Mto. Jamil Maluf, realizou uma detalhada busca por vozes e tipos físicos que mais se adequassem à essa história fantástica, formando um elenco composto por alguns dos mais destacados cantores brasileiros, encabeçados por Denise de Freitas, no papel do Menino.
O Menino e os Sortilégios – “L’Enfant et les Sortilèges” –
Local: Theatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, s/n° – Bilheteria: 11.3397-0327 – http://www.teatromunicipal.sp.gov.br)
Datas: 12, 13, 15 e 16 de outubro, quarta a domingo
Horários: quarta-feira, às 17h; quinta-feira, às 21h; sábado, às 20h e domingo, às 17h.


0 Responses to ““O Menino e os Sortilégios””



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


outubro 2011
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Beats

  • 136,636 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 12 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: