26
dez
10

Boris Mikhailov: registros e denúncia

Boris Mikhailov (1999) - "De repente, senti que muitas pessoas iriam morrer naquele lugar. E os Bomzhes morreram na primeira fila, como heróis - como se suas vidas protegeriam as vidas dos outros ".

Boris Mikhailov, nasceu em 1938, em Kharkov, na Ucrânia, vive e trabalha na Ucrânia e em Berlim. Por mais de 40 anos, Boris Mikhailov usou a fotografia para documentar e vir a enfrentar a turbulência da vida sobre os soviéticos. Nas imagens dele é possível rastrear a história pessoal tanto Mikhailov, bem como a evolução das técnicas fotográficas que ele usou em muitas maneiras em seus esforços para tentar explicar, documentar e compreender o mundo ao seu redor.
O trabalho de Milkhailov é documental e mostra o processo de desintegração social que se seguiu a partir do desmembramento da União Soviética – tanto em termos das estruturas sociais e das condiçôes humanas resultantes. Um processo histórico registrado em fotos documentais, que são carregadas de imagens que transmitem a opressão social, a pobreza devastadora, a dureza e o desamparo da vida cotidiana para os desabrigados. Há fotos encenadas, fotografia de rua clandestina, piadas, trocadilhos, emparelhamentos. Mas quando ele publicou um livro intitulado Case History, documentou as péssimas condições da rua no final de 1990 “após” a União Soviética, ele era visto como um traidor, indo longe demais, expondo demais feiúra, tristeza e sofrimento. O que permanece constante durante todo é inabalável olho Mikhailov, e seu senso de humor e compaixão, indignação e revolta. Ironicamente, Mikhailov nunca foi capturado, censurado ou punido por seu trabalho durante o regime soviético.


0 Responses to “Boris Mikhailov: registros e denúncia”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2010
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Beats

  • 136,633 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 12 outros seguidores


%d blogueiros gostam disto: